HISTÓRICO
O Coletivo Acuenda, formado por artistas do Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo, é uma iniciativa cultural marcante que desde 2014 vem promovendo ações artísticas e performáticas no bairro. Com sede no Espaço Cultural Mansão das Queens, o coletivo iniciou suas atividades com o evento "Cabaret D'água", um espetáculo de múltiplas linguagens artísticas, onde o protagonismo é a arte Drag, mas que também abarca teatro, música, dança e poesia. O evento, realizado mais de 500 vezes, não só é uma vitrine artística, mas também promove discussões temáticas a cada edição.
Entre as ações de destaque do grupo, estão as ocupações artísticas “Rolezinho Drag” realizadas em 2015 e 2016 na Linha 12 Safira da CPTM, levando performances a bordo do trem. Em 2017, o coletivo estreou o espetáculo "PERIFERIDA", que circulou pela Zona Leste e em 2021 foi apresentado online. Suas contribuições para a cultura LGBTQIAPN+ e para o fortalecimento das artes na periferia de São Paulo foram reconhecidas, como pelo Prêmio PapoMix da Diversidade em 2018, e pelo apoio do Fomento à Cultura da Periferia em 2019, possibilitando oficinas de costura, caracterização drag e teatro para as crianças do Jardim Romano.
Em 2021, estrearam "BRILHO E BATOM - UMA VIVÊNCIA EDITADA", explorando a história das pioneiras da arte Drag em São Paulo, além de realizarem edições do Cabaret D'água online pelo apoio da Lei Aldir Blanc. Em 2022, o coletivo participou de eventos importantes, como o Festival de Inverno de Garanhuns e o evento Estéticas da Periferia. Em 2023, o Coletivo lançou o 1º Mapa Drag do Brasil, reunindo artistas da Zona Leste, Zona Sul e Alto Tietê, e participou da Virada Cultural no Sesc Pompéia e do Festival da Integração no Sesc Bertioga ambos com o Karaokêra Kerida, reforçando sua presença na cena artística periférica.
O Coletivo Acuenda segue como um exemplo de resistência cultural, ampliando vozes e espaços para a arte drag e a diversidade na periferia.